"Melhor viver, meu bem, pois há um lugar em que o sol brilha pra você. Chorar, sorrir também e depois dançar, na chuva quando a chuva vem." Felicidade, de Marcelo Jeneci

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

If...

Inspirador é o poema "If", de Rudyard Kipling.
A primeira vez que o li foi através do meu pai, passado a ele, por sua vez, pela minha avó paterna.
Tendo em vista que o Natal e o Reveillon fazem com que repensemos nossas ações, nossos anseios e o que pode ser modificado ou mantido, considero oportuno transcrever as palavras do referido autor para vocês como uma mensagem de final de ano.
Desejo a todos os que lêem este blog e suas respectivas famílias um maravilhoso Natal (para quem é cristão) e que o ano de 2.011 seja pleno de felicidades, realizações, mesmo diante dos percalços naturais da vida, com muito amor, paz, harmonia, e que possamos alcançar o equilíbrio em alguns setores de nossas vidas ou por alguns momentos.
Não sei ainda o que dizer de 2.010, se foi um ano bom ou ruim, pois me sinto incapaz de fazer um balanço (tal como fez o Rafael), já que ainda não sei se os fatos ocorridos neste ano foram essenciais para meu crescimento pessoal ou não. Mas espero, sinceramente, que em 2.011 eu tenho muito mais alegrias, me sinta absolutamente segura e que nunca mais acredite que eu não sou merecedora, mesmo quando ao lado de pessoas que apenas queiram nos empurrar para baixo.
Aliás, acho que dá para afirmar duas coisas muito positivas deste ano: a de conhecer inúmeras pessoas queridas através deste blog e a de finalmente entender que ninguém, ninguém mesmo, merece as minhas lágrimas (Obrigada, Rafael!) e que eu me abandone.
Bem, acho que já falei demais. Segue abaixo o poema traduzido.
Um beijo, Karina.


Se





Se és capaz de manter a tua calma quando


Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;


De crer em ti quando estão todos duvidando,


E para esses no entanto achar uma desculpa;


Se és capaz de esperar sem te desesperares,


Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,


Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,


E não parecer bom demais, nem pretensioso;






Se és capaz de pensar --sem que a isso só te atires,


De sonhar --sem fazer dos sonhos teus senhores.


Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires


Tratar da mesma forma a esses dois impostores;


Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas


Em armadilhas as verdades que disseste,


E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,


E refazê-las com o bem pouco que te reste;






Se és capaz de arriscar numa única parada


Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,


E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,


Resignado, tornar ao ponto de partida;


De forçar coração, nervos, músculos, tudo


A dar seja o que for que neles ainda existe,


E a persistir assim quando, exaustos, contudo


Resta a vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!";






Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes


E, entre reis, não perder a naturalidade,


E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,


Se a todos podes ser de alguma utilidade,


E se és capaz de dar, segundo por segundo,


Ao minuto fatal todo o valor e brilho,


Tua é a terra com tudo o que existe no mundo


E o que mais --tu serás um homem, ó meu filho!

19 comentários:

  1. Esse poema é muito bom, uma bela mensagem sem dúvida.
    Feliz Natal!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lindo poema, Karina!
    Sim, o mais difícil é conquistarmos nosso espaço, cercarmo-nos de pessoas especiais e ter a disciplina necessária para realizarmos nossos sonhos em todos os setores da vida. Acho que é um esforço, uma luta para a vida toda... Não tem jeito, é preciso seguir e desfrutar do processo todo.
    Que 2011 seja uma oportunidade para recomeçarmos esse trabalho!
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Que linda mensagem, querida, obrigada pelo carinho lá no meu Cantinho e tb te desejo um Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso, tudo com muita paz, amor, alegrias e realizações.
    Bjo, bjo! ;)
    She

    ResponderExcluir
  4. Ei minha anjinha amada!!!!Como foi de festas heim????Olha vim aqui bater minhas asinhas, para desejar um feliz 2011, e que a gente continue sendo muito amigas, porque eu adoro você, vamos fazer muito sucesso, ganhar muito dindim, rir bastante de tudo e amar muito nossos irmãos, tá bom??????Bjks. linda....Bela.
    www.anjinhasdegloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse poema é mesmo lindo! Mas acho que ainda falta muuuuuito para eu chegar lá rsrs
    Feliz Ano Novo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. oie amiga...passando para agradecer a visitinha...
    obrigada pelo carinho.
    aproveito e desejo um 2011 maravilhoso pra vc (ainda tah em tempo neh?)
    linda mensagem!adorei!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  7. Karina, adoro seus comentários no meu blog e as suas escolhas no seu...2011 vai ser um "um deboche", como aprendi hoje com você!

    ResponderExcluir
  8. Olá obrigada pela visita,o forum nos aconselha a não publicar os gráficos nos blogs você pode entrar no forum clicando na imagem na lateral do blog,você registra-se e se apresenta logo te darão acesso para participar,como é um sal a gente só recebe um gráfico por mês no inicio de cada mês então fica dificil te passar todos mas se você copiar as fotos no meu blog e publicar no seu como que procura por esses gráficos com certeza muitas terão pra te passar,mas o legal é entrar no forum e participar você vai encontrar muitas coisas lindas por lá é um cantinho muito bom,tem de tudo,outras artes,conversar,rimos e nos divertimos muito...
    Beijkas

    ResponderExcluir
  9. Feliz ano novo! Que 2011 traga tudo de bom para você! e acredito que tudo ajuda no nosso crescimento pessoal, sejam os acontecimentos bons ou ruins i.i as vezes demora pra perceber como elas contribuem, mas paciência i.i

    bjo, muitas alegrias para voce! =D
    até o/

    ResponderExcluir
  10. Oii, Karina !!!

    Vim para te desejar um lindo dia e se der com...sol. hehehe

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  11. Olá, Karina.
    Adorei a mensagem !
    Acho que ainda está em tempo, então... FELIZ ANO NOVO !!!!
    Obrigada pela visita ao meu Soul.
    Fazer o barrado das toalhinhas é mega mega mega simples: vc corta o retângulo um pouco maior do que o barrado da toalha (nos quatro lados), dobra mais ou menos 1,5cm e passa a ferro. Depois é só costurar na toalha e, se quiser, enfeitar com sianinha, viés ou alguma fitinha fofa que vc tenha.
    Pra ficar mais simples: se o barrado que vc quiser fazer na toalha tiver 20x6cm, por exemplo, vc vai cortar no tecido estampado um retângulo de 23x9cm.
    Os panos de prato eu fiz quase sem nenhuma regrinha, mas vc pode usar esse pap da Irma que é simplesmente perfeito: http://soulartesanal.blogspot.com/2010/04/tanta-gente-aprendendo.html ! Já fiz barrados seguindo essa dica foi muito fácil e muito gostoso de fazer.
    Bom, me perdoe pelo comentário gigante... rs... mas é que eu queria te mostrar que realmente é muito simples. Costumo pensar assim: se eu faço, todo mundo pode fazer ! rsrsrs...
    Espero que vc consiga fazer, e me chame depois pra ver o resultado, tá ?
    Se eu puder ajudar, tô por aqui, ok ?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. ola Karina...

    Belissimo texto...eu não conhecia o poema..

    Não vou ficar desejando feliz 2011 por que ja estamos quase na metade do mes...rs rs rs...mas vc sabe que desejo que tudo de bom aconteça pra vc esse ano...vc é uma das pessoas do mundo virtual que mais tenho apreço...rs rs rs...

    Obrigado pela dica, e jamais ficaria chateado por me corrigir, eu escrevo rapido e o corretor ortografico do word é um canalha, deixa a gente meio burro...

    Beijão...e to voltando aos poucos...por enquanto visitando quem tem aparecido no blog...

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelo belíssimo poema... que seja um ano muito bom em todos os sentidos e dimensões.
    Um beijo grande e obrigada pelo carinho de sempre.

    ResponderExcluir
  14. Ei amiga ,se vc perceber o ano de 2010 foi sim um bom ano para o se crscimento , veja o que vc diz nimguem merece nossas lagrimas, e eu sou uma merecedora , eu acho que so ai , esta a diferença, e continue crescendo com ser humano, e nimguem mesno merece nosas lagrimas principalmente o sexo oposto. beijos emilia

    ResponderExcluir
  15. Oi querida, obrigada pela visita e pelo comentário carinhosos!!Volte sempre!
    bjOs

    Márcia

    ResponderExcluir
  16. Oi Karina!
    Adorei poder ler logo pela manhã. Lindo.
    Beijoca e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  17. Oi Karina!
    Como você está?
    Obrigada pela visita!!

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Karina minha querida,
    eu fiquei intrigada com seu comentário e sua fotinha... vim aqui conferir e continuo te achando MAGRA! Ao menos para meus padrões.
    Escrevi o post com outra finalidade, apontar o discurso vitimizante dos obesos mórbidos (com 30, 40 kg acima do peso) e a responsabilidade que temos por aquilo que nossos filhos comem.
    Meu marido é gordinho e perfeitamente saudável!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir